quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Workshop de “Futsal In” nos Fenais da Luz

Decorreu no passado fim-de-semana 30 e 31 de Agosto um workshop de “Futsal In” na freguesia dos Fenais da Luz uma organização do grupo desportivo com apoio da Casa do Povo, Junta de freguesia local e Açorotel.
Foi com bom agrado que participei neste primeiro workshop como historiador de Futsal, freguesia que me trás boas recordações desportivas aquando da minha juventude. Tenho acompanhado de perto a evolução do Grupo Desportivo na vertente feminina, pois deixaram de ser um “agregado ” de moças para dar uns pontapés na bola e passaram a ser uma equipa que já conquista torneios e já muito organizada, é pena que os seniores masculinos não tenham seguido o exemplo delas.
Foi o Eduardo Rocha dirigente do Grupo Desportivo dos Fenais da Luz que fez a apresentação dos oradores Dr.ª Carolina Costa, psicóloga, José Artur Correia, árbitro nacional, com uma plateia bem composta de atletas da formação, pais e dirigentes.
Abriu o evento a Dr.ª Carolina Costa, que versou o tema Psicologia do Desporto, um estudo do comportamento humano e processos mentais relacionados com o Desporto “ Da Mente à Competição”. Conhecendo muito bem a plateia que a escutava com muita atenção, fruto do trabalho desenvolvido naquela freguesia, estabeleceu um diálogo bastante positivo com os atletas da formação e seus pais, com o objectivo de mudar e incrementar bons hábitos no desporto desde o treino à competição.
De seguida fiz a apresentação da história do Futsal, desde os seus primórdios até à nossa realidade na ilha de São Miguel e Santa Maria, recordando os vencedores das diversas competições locais bem como regionais.
O árbitro nacional José Artur Correia, expôs as Leis de Jogo de Futsal numa apresentação em “power point”, divulgando as últimas recomendações da FPF para a presente época desportiva, conjuntamente comigo. No decorrer da apresentação fomos diversas vezes questionados pelos presentes pelo que resultou num melhor esclarecimento às Leis de Jogo.
Neste primeiro dia do workshop que acabou em beleza com a oferta de brindes aos presentes pelos oradores, tendo estes recebido da organização um diploma de participação, entregue pelo Bruno Costa, outro dirigente do clube que muito tem feito pela divulgação e ocupação dos tempos livres dos jovens com o futsal naquela freguesia.
Neste dia estiveram presentes e a acompanhar muito de perto este workshop o deputado regional Cláudio Almeida o presidente da Junta de Freguesia Zeca Medeiros e o Vitor Almeida bom amigo e desportista de referência na freguesia.
No segundo dia este workshop teve a presença da fisioterapeuta Ana Isabel que abordou as lesões desportivas a sua prevenção ao longo de uma época desportiva.
Também foi orador neste dia o César Cabral “ Chamon” guarda-redes de Futsal e natural dos Fenais da Luz, historiou as suas vivências desportivas ao longo dos anos em torneios populares, ao nível associativo, a sua passagem pela 3ª divisão série D a defender a baliza do Capelense, jogou ainda pelo Clube Operário Desportivo na equipa “B” na AFPD e foi desde a época passada a jogador do CD Rabo de Peixe na 3º divisão série Açores que subiu à 2º divisão nacional.
A fechar este workshop esteve Roberto Silva, treinador de Futsal, que na época passada foi adjunto de Ricardo Canavarro no Operário, que descreveu a suas vivências desportivas e ministrou um curto treino no polidesportivo daquela freguesia com os atletas masculinos e femininos da formação do Desportivo dos Fenais da Luz.


Texto e fotos de José Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário